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25 de set. de 2009

Artigo - Seja um líder que também cria magia

Por Isabel Piñeiro
No seu livro Criando magia, Lee Cockerell divide sua experiência conosco sobre seu êxito como CEO da Walt Disney World Resort. O livro é envolvente pela simplicidade da escrita e pelas estratégias utilizadas.
Ele foca dez estratégias utilizadas ao longo da gestão que geraram toda a base dos treinamentos do Instituto Disney, além de contar seu trajeto profissional desde o início da carreira. As lições de vida iniciam quando cita como chegou à excelência profissional: “Apenas trabalhei da melhor forma possível.
Esforcei-me muito e procurei ser responsável, paciente, disciplinado e positivo. Nesse processo, as oportunidades foram surgindo justamente no momento em que eu estava preparado para agarrá-las”. Outra lição importante é título de uma de suas palestras: “Gerencie como uma mãe”, em que cita que a verdadeira missão do líder, assim como uma mãe, é a de ajudar as pessoas a serem as melhores que elas conseguirem.
Também cita que o líder precisa servir as equipes, e não esperar que elas o sirvam.
As estratégias citadas são:
1. Lembre-se de que todos são importantes – “Quando todas as pessoas são importantes e sabem disso, elas chegam felizes ao trabalho e ficam ansiosas por retribuir com energia, criatividade e lealdade.”
2. Quebre o molde – “A estrutura é tão importante para uma empresa quanto para um edifício. Não importa em que área você atua, um de seus desafios como líder é avaliar continuamente a estrutura e não ter medo de quebrar o molde.”
3. Faça de sua equipe sua marca registrada – “Não importa quanto seus produtos e serviços sejam bons, uma empresa só alcança a autêntica excelência atraindo, desenvolvendo e mantendo profissionais excelentes.”
4. Crie magia por meio da capacitação – “Os líderes da Disney recebem todo tipo de recurso para ajudar os membros do elenco a aprenderem e crescer continuamente. Assim como ocorre em Hollywood, o próximo astro pode surgir em qualquer lugar, então a cultura corporativa estimula o desenvolvimento de futuros líderes.”
5. Elimine inconvenientes – “Para maximizar o potencial dos funcionários e a satisfação dos clientes, evite ao máximo submetê-los a inconvenientes causados por procedimentos ruins.”
6. Saiba a verdade – “Os grandes líderes estão sempre dispostos a aprender. Para eles, a verdade vale mais que ouro, pois sabem que, quanto mais acesso tiverem a ela, mais sucesso alcançarão.”
7. Use um combustível grátis – “Se você não apreciar, respeitar e estimular aqueles que estão sob sua liderança, eles não se esforçarão ao máximo ou, o que é pior, podem sabotá-lo ou deixá-lo na mão.”
8. Mantenha-se na dianteira – “Para ser um grande líder, você tem de estar afinado com o progresso e jamais se tornar um dinossauro ultrapassado.”
9. Cuidado com aquilo que você diz e faz – “Muita gente se refere a sua vida pessoal e profissional, mas na realidade só temos uma vida. E os melhores líderes têm paixão por tudo o que se relaciona com ela.”
10. Desenvolva o caráter – “Penso que deveria haver um código universal de ética para líderes de negócios como há para advogados e médicos.” Resolvi compartilhar um pouco do livro, pois são questões básicas, porém, por vezes, deixamos de colocá-las em prática no cotidiano. Afinal, a vida é simples, quem a complica somos nós!

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