Por Isabel Piñeiro
No seu livro Criando magia, Lee Cockerell divide sua experiência conosco sobre seu êxito como CEO da Walt Disney World Resort. O livro é envolvente pela simplicidade da escrita e pelas estratégias utilizadas.
Ele foca dez estratégias utilizadas ao longo da gestão que geraram toda a base dos treinamentos do Instituto Disney, além de contar seu trajeto profissional desde o início da carreira. As lições de vida iniciam quando cita como chegou à excelência profissional: “Apenas trabalhei da melhor forma possível.
Esforcei-me muito e procurei ser responsável, paciente, disciplinado e positivo. Nesse processo, as oportunidades foram surgindo justamente no momento em que eu estava preparado para agarrá-las”. Outra lição importante é título de uma de suas palestras: “Gerencie como uma mãe”, em que cita que a verdadeira missão do líder, assim como uma mãe, é a de ajudar as pessoas a serem as melhores que elas conseguirem.
Também cita que o líder precisa servir as equipes, e não esperar que elas o sirvam.
As estratégias citadas são:
1. Lembre-se de que todos são importantes – “Quando todas as pessoas são importantes e sabem disso, elas chegam felizes ao trabalho e ficam ansiosas por retribuir com energia, criatividade e lealdade.”
2. Quebre o molde – “A estrutura é tão importante para uma empresa quanto para um edifício. Não importa em que área você atua, um de seus desafios como líder é avaliar continuamente a estrutura e não ter medo de quebrar o molde.”
3. Faça de sua equipe sua marca registrada – “Não importa quanto seus produtos e serviços sejam bons, uma empresa só alcança a autêntica excelência atraindo, desenvolvendo e mantendo profissionais excelentes.”
4. Crie magia por meio da capacitação – “Os líderes da Disney recebem todo tipo de recurso para ajudar os membros do elenco a aprenderem e crescer continuamente. Assim como ocorre em Hollywood, o próximo astro pode surgir em qualquer lugar, então a cultura corporativa estimula o desenvolvimento de futuros líderes.”
5. Elimine inconvenientes – “Para maximizar o potencial dos funcionários e a satisfação dos clientes, evite ao máximo submetê-los a inconvenientes causados por procedimentos ruins.”
6. Saiba a verdade – “Os grandes líderes estão sempre dispostos a aprender. Para eles, a verdade vale mais que ouro, pois sabem que, quanto mais acesso tiverem a ela, mais sucesso alcançarão.”
7. Use um combustível grátis – “Se você não apreciar, respeitar e estimular aqueles que estão sob sua liderança, eles não se esforçarão ao máximo ou, o que é pior, podem sabotá-lo ou deixá-lo na mão.”
8. Mantenha-se na dianteira – “Para ser um grande líder, você tem de estar afinado com o progresso e jamais se tornar um dinossauro ultrapassado.”
9. Cuidado com aquilo que você diz e faz – “Muita gente se refere a sua vida pessoal e profissional, mas na realidade só temos uma vida. E os melhores líderes têm paixão por tudo o que se relaciona com ela.”
10. Desenvolva o caráter – “Penso que deveria haver um código universal de ética para líderes de negócios como há para advogados e médicos.” Resolvi compartilhar um pouco do livro, pois são questões básicas, porém, por vezes, deixamos de colocá-las em prática no cotidiano. Afinal, a vida é simples, quem a complica somos nós!
1. Lembre-se de que todos são importantes – “Quando todas as pessoas são importantes e sabem disso, elas chegam felizes ao trabalho e ficam ansiosas por retribuir com energia, criatividade e lealdade.”
2. Quebre o molde – “A estrutura é tão importante para uma empresa quanto para um edifício. Não importa em que área você atua, um de seus desafios como líder é avaliar continuamente a estrutura e não ter medo de quebrar o molde.”
3. Faça de sua equipe sua marca registrada – “Não importa quanto seus produtos e serviços sejam bons, uma empresa só alcança a autêntica excelência atraindo, desenvolvendo e mantendo profissionais excelentes.”
4. Crie magia por meio da capacitação – “Os líderes da Disney recebem todo tipo de recurso para ajudar os membros do elenco a aprenderem e crescer continuamente. Assim como ocorre em Hollywood, o próximo astro pode surgir em qualquer lugar, então a cultura corporativa estimula o desenvolvimento de futuros líderes.”
5. Elimine inconvenientes – “Para maximizar o potencial dos funcionários e a satisfação dos clientes, evite ao máximo submetê-los a inconvenientes causados por procedimentos ruins.”
6. Saiba a verdade – “Os grandes líderes estão sempre dispostos a aprender. Para eles, a verdade vale mais que ouro, pois sabem que, quanto mais acesso tiverem a ela, mais sucesso alcançarão.”
7. Use um combustível grátis – “Se você não apreciar, respeitar e estimular aqueles que estão sob sua liderança, eles não se esforçarão ao máximo ou, o que é pior, podem sabotá-lo ou deixá-lo na mão.”
8. Mantenha-se na dianteira – “Para ser um grande líder, você tem de estar afinado com o progresso e jamais se tornar um dinossauro ultrapassado.”
9. Cuidado com aquilo que você diz e faz – “Muita gente se refere a sua vida pessoal e profissional, mas na realidade só temos uma vida. E os melhores líderes têm paixão por tudo o que se relaciona com ela.”
10. Desenvolva o caráter – “Penso que deveria haver um código universal de ética para líderes de negócios como há para advogados e médicos.” Resolvi compartilhar um pouco do livro, pois são questões básicas, porém, por vezes, deixamos de colocá-las em prática no cotidiano. Afinal, a vida é simples, quem a complica somos nós!
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